Roast Octopus
Let our recipes inspire you

Ingredientes:

1 Polvo fresco com 1,5 kg
50 g de Sal marinho
1 Cebola com cravinho de cabeça e folha de louro
1 dl de Vinho branco
Azeite Portucale Extra Virgem Koroneiki q.b

Guarnição:

800 g de Batata branca de assar pequena
1 kg de sal marinho
250 g Cebola branca
200 g de Pimento vermelho
200 g de Pimento Verde
25 g de alho
2 folhas de louro
Azeite Portucale Extra Virgem Koroneiki
Salsa fresca (picar)

Método de Execução

  1. Prepare os Ingredientes.
  2. Coloque água suficiente para o polvo com o sal, cebola cravejada e vinho branco e quando ferver introduza o polvo e deixe cozer de 30 a 45 minutos com lume brando.
  3. Coloque a assar as batatas depois de bem lavadas num tabuleiro com sal na base e sobre as batatas. Leve ao forno a assar 20 a 25 minutos a 200ºC.
  4. Prepare uma cebolada cortando a cebola em meias luas finas, os pimentos em tiras finas (juliana) e o alho laminado.
  5. Num Tacho coloque o Azeite Portucale Extra Virgem Koroneiki, deixe aquecer ligeiramente e adicione a cebola, o pimento, o alho e o louro, deixe os legumes cozinharem, (confitar) lentamente sem deixar aquecer demasiado o azeite.
  6. Retire o polvo após a sua cozedura e corte os seus tentáculos, numa grelha bem quente ou frigideira, marque com um pouco de Azeite Portucale Koroneiki .
  7. Retire o sal da batata e dê lhe um murro ligeiro e salteie-a em Azeite Portucale Extra Virgem Koroneiki para lhe dar um aroma e pele crocante.
  8. Emprate o polvo colocando a batata na base, o polvo sobre a batata e a cebolada sobre o polvo, polvilha-se de salsa picada.

 

História: 
Os pratos denominados “á lagareiro”, representam uma tradição em que o homem do lagar, faz a prova do azeite novo enquanto prepara os pratos com azeite em abundância.